No início dos anos 60 rodava pelas estradas de São Paulo nosso querido amigo Geraldo Braga. Nos conhecemos através da Fanpage Royal Enfield Brasil, logo no início da nova operação da marca no Brasil em 2017.
Através dos relatos e fotos do Geraldo, muita gente passou a entender na prática o significado do termo “motociclismo raiz”, e além disso, ele nos levou a botar em prática o que há de melhor em uma comunidade de motociclistas – a solidariedade!
Motociclista das antigas, ele compartilhou fotos e fatos que viveu com sua Royal Enfield 350cc de 1951. A curiosidade dos novos entusiastas da marca logo se acendeu com tudo o que o Geraldo mostrava e contava em seus animados posts na Fanpage.
Foram muitas passagens bacanas, algumas hilárias, dos tempos em que era uma aventura rodar com uma Royal Enfield ou qualquer outra moto. Tempo de muitas estradas de terra, sem pontos de apoio como borracharias ou postos de combustível, com a necessidade de se fabricar peças impossível de se adquirir, e rodar em um veículo pouco comuns de se ver, principalmente no interior do país.
Quando o Geraldo começou a publicar seus posts na Fanpage, já estava impossibilitado de pilotar uma moto, então cada texto que publicava era uma forma de reviver com alegria o que muitos de nós vivemos hoje – a paixão pelo mundo das motos. Foi fácil notar a vontade de compartilhar seus conhecimentos e experiência o que foi uma grande contribuição para a formação de uma nova comunidade de entusiastas da marca Royal Enfield aqui no Brasil.
Passado algum tempo sem notícias do Geraldo, acabamos sabendo que ele estava com uma grave enfermidade chamada fibrose pulmonar, uma doença debilitante e incurável, que causava limitações e um desconforto enorme. Ele estava obrigado a ficar conectado permanentemente a um grande aparelho que aumentava a quantidade de oxigênio que respirava. Não poderia mais sair de casa a menos que carregasse um pesado cilindro de oxigênio. Ao perguntarmos o que poderíamos fazer para ajudar, ele resistiu em pedir, mas comentou que estava vendendo alguns bens para comprar um aparelho chamado de Concentrador de Oxigênio Portátil, que permitiria que ele pudesse ter mais mobilidade e conforto quando tivesse que sair de casa para as idas ao médico e hospital. Prontamente iniciamos uma vaquinha junto aos membros da Fanpage e fomos fazendo o máximo de divulgação para arrecadarmos rapidamente o valor que era bem alto. Tudo era urgente pois a doença infelizmente tem uma evolução muito rápida.
Foi emocionante perceber que a medida que o valor arrecadado aumentava rapidamente, todos sentiam um espírito, de irmandade e solidariedade também tomando conta desta pequena comunidade. Atingimos um valor um pouco maior que R$ 6mil que somados as economias do Geraldo nos permitiram comprar finalmente o Concentrador de Oxigênio Portátil que ele tanto precisava. Tudo resolvido, levamos o aparelho até a casa do Geraldo e aproveitamos para mostrar para ele a “moderna” Royal Enfield Classic 500. Além da felicidade em receber o aparelho, deu para ver nos olhos dele a alegria de estar próximo de uma motocicleta herdeira da sua saudosa Royal Enfiled 350cc de 1951. Jamais vamos esquecer dele falando, ao ouvir o “tuc tuc” da Classic, que “É isso ai! O batidão é esse!”.
Nesta visita conseguimos gravar duas ótimas histórias que foram editadas nos vídeos abaixo. Na voz do Geraldo é possível notar o entusiasmo e a alegria de quem viveu como se deve viver suas aventuras sobre duas rodas.
Não muito tempo depois recebemos com tristeza a notícia de que nosso querido amigo Geraldo tinha partido, e no final das contas descansado da dura batalha que travou.
Ficaram como legado do Geraldo as boas histórias de um tempo em que tudo era diferente, menos a paixão pelas motos. Ficou também um grande exemplo do que uma boa comunidade de motociclistas é capaz de fazer quando se une e age em prol de uma boa causa. A seguir, nossa singela homenagem em memória de um grande amigo, um grande motociclista.